PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: HELEN REIS MODESTO

DISCENTE : HELEN REIS MODESTO
DATA : 15/12/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/wagner-27

PREPARO E CARACTERIZAÇÃO DE CARVÕES ÁCIDOS E MAGNÉTICOS A PARTIR DE BIOMASSA DE LEVEDURA E RESÍDUO DE BIOMASSA DE LEVEDURA

Os resíduos agroindustriais se destacam no cenário atual pois atendem a ideais de sustentabilidade para a redução de impactos na cadeia produtiva e estão de encontro a bioeconomia. O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar no mundo e essa indústria é uma das grandes geradoras de resíduos e subprodutos que podem ter seu valor agregado das mais diferentes maneiras. A valorização dos resíduos gerados nessa indústria de maneira simples e eficiente é um desafio a ser superado. Neste cenário, o presente trabalho tem como proposta a obtenção de carvões ácidos e magnéticos a partir de biomassa de levedura (YB) e resíduo de biomassa de levedura (YR) seguindo diferentes metodologias, visando obter um material com características interessantes para futuras aplicações. Os materiais obtidos foram caracterizados por diferentes técnicas para avaliar o efeito dos diferentes processos realizados nas propriedades físico-químicas dos produtos finais. Após a análise dos carvões obtidos seguindo três diferentes metodologias de síntese, destacam-se os obtidos a partir da carbonização hidrotérmica na presença de ácido sulfúrico e posterior impregnação de nanopartículas magnéticas, que resultou em materiais com magnetização eficiente e acidez superficial média de 4,3mmol/g, comparável a acidez de catalisadores comerciais de custo elevado.

Presidente - Interno ao Programa - 1601156 - WAGNER ALVES CARVALHO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1623562 - RODRIGO LUIZ OLIVEIRA RODRIGUES CUNHA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ELIEZER LADEIA GOMES - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 233.691.308-90 - YVAN JESUS OLORTIGA ASENCIOS - UNIFESP