PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL NUNES GOMES

DISCENTE : RAFAEL NUNES GOMES
DATA : 12/12/2022
LOCAL: Sala 406 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

Síntese de novos complexos de cobre(II) utilizando produtos naturais como ligantes com ação antitumoral

Os complexos metálicos são interessantes para o tratamento de câncer, devido a propriedades únicas dos metais, entre elas o potencial redox, diversas estruturas de coordenação possíveis com diferentes tipos de ligantes, geometrias das mais diversas além de diferentes reatividades com biomoléculas. A descoberta da cisplatina a décadas atrás representou um avanço expressivo na busca de terapias para o câncer. A partir disso foram realizados esforços para o desenvolvimento de compostos com outras estruturas e utilizando outros centros metálicos. Neste contexto o presente trabalho busca sintetizar novos complexos de cobre com ligantes do tipo imina oriundos de aldeídos naturais, como a vanilina, cinamaldeído e etilvanilina. Os ligantes foram obtidos através da reação destes aldeídos com as aminas 1,3-Diaminopropano, 2,2-dimetil-1,3-propanodiamina e 1,3-diamino-2-propanol e caracterizados por RMN 1H e 13C, IV e espectrometria de massas de alta resolução. A reação de complexação foi feita com o cobre(II) na forma de sal perclorato e foram obtidos seis complexos de cobre(II) imínicos. Já os complexos foram caracterizados utilizando espectroscopia na região do infravermelho e UV-vis, análise elementar, espectrometria de massas e ressonância paramagnética nuclear. A citotoxicidade dos complexos foi avaliada utilizando o ensaio de MTT em linhagens celulares de neuroblastomas: SH-SY5Y, CHP 212 e LN-18. Os complexos apresentaram uma estrutura no qual há proporção de um ligante para um centro metálico, os ensaios in vitro apontaram o potencial citotóxico dos complexos para as linhagens celulares de neuroblastoma, apresentado valores de IC50 entre 90 e 300µM. Os novos complexos imínicos de cobre sintetizados apresentam toxicidade contra as células tumorais de neuroblastoma.

Presidente - Interno ao Programa - 1544365 - GISELLE CERCHIARO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2351974 - JULIANA DOS SANTOS DE SOUZA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LUIZ DUARTE RAMOS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1623774 - KARINA PASSALACQUA MORELLI FRIN