PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO NONATO DOS SANTOS LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : RAIMUNDO NONATO DOS SANTOS LIMA
DATE: 06/12/2022
TIME: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/camilo-8
TITLE:

Investigação eletroquímica com SERS in situ da eletrooxidação de C3 polióis em eletrodo Ag@Pt em meio alcalino

PAGES: 30
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
SPECIALTY: Eletroquímica
SUMMARY:

Processos eletroquímicos estão entre um dos principais métodos de obtenção de produtos com maior valor, uma das vantagens na utilização deste tipo de processo é o emprego de baixas energias nos processos de conversão dos materiais. Desde do desenvolvimento do potenciostato os estudos envolvendo catalizadores metálicos tem aumentado exponencialmente com o passar dos anos, especialmente sobre metais nobres, seguindo esse panorama, estudos tem se concentrado em investigar os produtos formados durante a aplicação de potencial afim de esclarecer o mecanismo de reação destas espécies, e portanto desenvolver o melhor eletrocatalizador para o produto que se deseja obter.

O desempenho eletrocatalítico do eletrodo rugoso de Ag decorado com átomos de Pt em meio alcalino foi realizado com o objetivo de investigar os produtos formados durante o processo de eletrooxidação dos poliálcoois C3 utilizando Espectroscopia Raman Intensificada de Superfície (SERS) in situ. Verificou-se que ao final da reação não apenas o CO, mas os compostos de CH permanecem fortemente adsorvidos na superfície do eletrodo após a reação eletroquímica levando um conjunto de espécies bloqueando a superfície do eletrodo. Além disso, verificou-se que a formação de ácidos carboxílicos ocorre principalmente quando os poliálcoois C3 possuem OH vicinais como glicerol e 1,2-Propanodiol (1,2-PPD), quando 1,3-propanodiol (1,3-PPD ) está no sistema apenas o CO adsorvido pode ser encontrado como um composto de equilíbrio na superfície do eletrodo.

BANKING MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1654772 - CAMILO ANDREA ANGELUCCI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2351974 - JULIANA DOS SANTOS DE SOUZA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - VINICIUS DEL COLLE - UFAL
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1939561 - FERNANDO HEERING BARTOLONI
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1544381 - MAURO COELHO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 12/11/2022 16:01