PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: MARIA CECILIA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : MARIA CECILIA OLIVEIRA
DATE: 15/12/2022
TIME: 10:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/rodrigo-194
TITLE:

Influência da Separação de Fase de Domínios na Permeabilidade de Membranas Lipídicas Oxidadas

PAGES: 183
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
SPECIALTY: Química Teórica
SUMMARY:

Membranas biológicas estão constantemente sob ataque de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio (ERON), que podem levar a uma mistura complexa de lipídeos nitro-oxidados que são responsáveis por mudanças estruturais e dinâmicas na membrana. Por causadisso, lipídeos nitro-oxidados são também associados com vários tumorese doenças inflamatórias e neurodegenerativas. Além disso, a oxidação lipídica pode induzir membranas de domínios separados por fase, que também afeta drasticamentea função da membrana. Evidências sugerem que a interface de domínios são pontos propícios para formação de poro, mas os mecanismos por trás disso permanecem elusivos. Há uma urgente necessidade para uma melhor compreensão dos efeitos da separação de fase induzida por oxidação nas propriedades da membrana. Da mesma forma, a estrutura molecular na interface de domínios ainda precisa ser elucidada. Para avaliar o efeito danitro-oxidaçãolipídica na permeabilidade de bicamadas fosfolipídicas (BFLs) homogêneas (uma fase) e heterogêneas (separadas por fase),nós realizamos simulações de dinâmica molecular (DM) atomística usando: (1) BFLs homogêneas compostas de diversos isômeros de lipídeos nitrados e/ou oxidados; (2) BFLs heterogêneas compostas de domínioslíquido-ordenado (Lo) e líquido-desordenado (Ld) coexistindo, onde o domínio Ld é composto de lipídeos não oxidados e/ou oxidados. Nossos resultados mostram que os lipídeos nitrados aumentam a permeabilidade de BFLs homogêneas em 3 vezes comparado aos lipídeos oxidados. Além disso, nós mostramos que lipídeos oxidados na presença de lipídeos nitrados diminuem a permeabilidade da membrana, sugerindo um efeito sinergístico entre eles. De modo geral, a permeabilidade de BFLs homogêneas e heterogêneas foram comparáveis, e a presença de lipídeos oxidados aumenta a permeabilidade da membrana apenas em BFLs homogêneas. Apesar disto, a presença de apenas 1.5 % de aldeídos lipídicos na interface entre domínios Lo/Ld de BFLs heterogêneas foi capaz de aumentar a permeabilidade da membrana. Em consequência disso, nós também realizamos simulações de DM “coarse-grained” para avaliar se aldeídos lipídicos tem uma preferência para acumular na interface entre domínios Lo/Ld. Nossos resultados mostram que aldeídos lipídicos derivados de lipídeos mono-insaturados acumulam na interface, mas aqueles derivados de lipídeos poli-insaturados permanecem no domínio Ld. Esse estudo é de interesse para a terapia fotodinâmica e medicina plasmática no tratamento de câncer, para entender os efeitos causados por ERON em membranas celulares.

BANKING MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1764199 - RODRIGO MAGHDISSIAN CORDEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544394 - PAULA HOMEM DE MELLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1674592 - TIAGO RODRIGUES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANNEMIE BOGAERTS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ERIK NEYTS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 312.257.708-90 - YURI ALEXANDRE AOTO - NENHUMA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ANGELA PRIVAT MALDONADO
Notícia cadastrada em: 13/10/2022 06:22