PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: ALEXANDRE DAMIANI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : ALEXANDRE DAMIANI
DATE: 02/09/2022
TIME: 13:30
LOCAL: Por participação remota - https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/dalmo-2
TITLE:

Metátese de pseudoionona como ferramenta para o estudos mecanísticos

PAGES: 140
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
SPECIALTY: Cinética Química e Catálise
SUMMARY:

Na produção química, o uso de compostos renováveis e catalisadores, bem como a a tentativa de evitar produtos intermediários por meio de reações diretas são uma questão central e as transformações seletivas consistem em um desafio para a aplicação industrial de compostos renováveis. Catalisadores de complexos de metais de transição permitem rotas sustentáveis para síntese. Metátese de olefinas empregando catalisadores metálicos de rutênio oferecem uma rota eficiente para a formação de ligações carbono-carbono evitando a formação de subprodutos e permitindo enfim o uso de recursos renováveis. Entre os recursos renováveis empregados na química estão os terpenos e terpenóides. A molécula de pseudoionona, comercialmente encontrada como uma mistura de dois isômeros, é um terpenóide tipicamente utilizado como intermédiário na produção de vitaminas e fragrâncias foi utilizada como material de estudo nas reações de metátese. Sendo um trieno e cada insaturação na molécula podendo reagir de forma diferente, a obtenção de uma transformação seletiva foi um grande desafio. Da reação de metátese da pseudoionona comercial (conversão de 89% em 1h a 110°C em decano) foram obtidos 8 produtos, originários de metátese de fechamento de anel (RCM) e metátese cruzada (CM). Com vistas a obter um melhor entendimento e controle da reação, foram sintetizados isômeros puros da pseudoionona,  partindo-se de nerol ou geraniol puros. O isômero de pseudoionona obtido a partir de nerol foi sintetizado pela primeira vez neste trabalho, na reação de metátese, ele reagiu com conversão de 50% em 1h a 45°C em decano e 36% em 1h a 45°C em dimetil carbonato, um solvente verde, podendo chegar a 89% de conversão  neste solvente quando o tempo de reação é aumentado para 15h, tendo nestes casos reagido exclusivamente por meio de RCM gerando apenas dois produtos, o óxido de mesitíla e o 1-metil-1,3-ciclohexadieno, sendo este último um composto valioso, tendo sido orçado para aquisição a um custo por grama acima do custo do catalisador uma vez que sua rota de produção tipicamente envolve muitas etapas e compostos perigosos. A metátese do isômero de pseudoionona produzido a partir do geraniol resultou numa miríade de compostos com conversão de 81% em 1h a 45°C. Os processos foram conduzidos em poucas etapas, foi incluindo o uso de solvente verde e observou-se elevada economia atômica, minimizando a geração de resíduos, o que é interessante do ponto de vista da química verde.

BANKING MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1762430 - DALMO MANDELLI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1939561 - FERNANDO HEERING BARTOLONI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1805246 - PAULO DE AVILA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANA LUISA LAGE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JESUS ALBERTO AVENDANO VILLARREAL - UFMG
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1766090 - MIRELA INES DE SAIRRE
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1802150 - MARCO ANTONIO BUENO FILHO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ANTÔNIO CARLOS FERREIRA BATISTA
Notícia cadastrada em: 18/08/2022 14:50