PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de DEFESA: JENNY SAYAKA KOMATSU

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JENNY SAYAKA KOMATSU
DATA : 29/10/2020
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Valorização de resíduos têxteis como precursores do carvão ativado magnético mesoporoso e fonte de celulose para a síntese de produtos químicos plataforma

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
ESPECIALIDADE: Química de Interfaces

Recentemente, o reaproveitamento de resíduos agroindustriais como casca, semente, bagaço estão sendo largamente estudados para transformação e uso. No entanto, estamos negligenciando uma importante fonte de matéria-prima que pode ser encontrada em qualquer lugar: os resíduos têxteis. Nos últimos 15 anos, a produção de roupas quase dobrou, impulsionada por uma crescente população de classe média em todo o mundo e pelo fenômeno da “moda rápida”. São gerados cerca de 2,7 milhões de ton de resíduos têxteis no Brasil e 38 milhões de ton no mundo que são encaminhados para aterro ou incinerados a cada ano. Portanto, o objetivo deste estudo é valorizar os resíduos têxteis sugerindo uma variedade de aplicações a partir de diferentes tipos de fibras. Tecido de algodão foi usado como adsorvente para remover a cor da água residual do processo de tingimento de têxteis. Nitrato de ferro (Fe(NO3)3) foi impregnado no tecido, removendo 70 % da cor em 30 min. O tecido adsorvido com corante foi pirolisado a 800 oC, 2 h, produzindo um carvão ativado mesoporoso magnético (MAC) com espécie αFe. Este MAC foi testado como suporte de eletrocatalisador com nanopartículas de Pd em uma célula a combustível alcalina de etanol direto, alcançando uma alta produção de energia de 27 mW cm-2 a 80 oC, melhor desempenho do que o catalisador de Pd comercial. Um estudo do mecanismo de adsorção e produção de MAC a partir de diferentes tipos de fibras foi realizado com poliéster, algodão e elastano puro e misto. A adsorção de corante com algodão, se ajustou à cinética de pseudo-segunda ordem e isoterma de Langmuir, com o Fe(NO3)aumentando a capacidade de adsorção do tecido em até 35 mg g-1 , ao diminuir o pH da solução e também formar aquaions de complexo de Fe com carga positiva, aglomerando a molécula do corante na superfície do tecido. O MAC produzido a partir de tecidos sem adsorção de corante, desenvolveu menor área superficial, bem como menor capacidade de magnetização (Fe3O4). Tecido de viscose foi testado como fonte de celulose em uma solução de 1 % HCl: γ-valerolactona (1: 1), por reação de microondas a 130 oC, 15 min, resultando em 38 % de conversão em massa de tecido em glicose, 6 % em 5HMF e 3 % em ácido levulínico. Por fim, retalhos de tecido denim foram testados para produzir um carvão ativado impregnado com Ag (Ag-AC) para uso médico como curativo (band-aid) no tratamento de lesões de pele. O ácido nítrico foi introduzido como um agente de ativação química, que juntamente com o nitrato de prata produziu um Ag-AC de 524 m2 g-1 área superficial BET e 5 % de carga de Ag metálico, e não demonstrou citotoxicidade. O impacto social também é relevante em países como o Brasil. Incluir os tecidos como um item “reciclável” aumentará a receita dos agentes de reciclagem, reduzirá os custos de coleta de resíduo sólido municipal e estenderá a vida útil do aterro.

Presidente - Interno ao Programa - 1601156 - WAGNER ALVES CARVALHO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1838759 - JANAINA DE SOUZA GARCIA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RAPHAEL RODRIGUES - UFGD
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - INÊS ALEXANDRA MORGADO DO NASCIMENTO MATOS - UNL