PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de QUALIFICAÇÃO: BARBARA KATHELLEN ANDRADE PORFIRIO

DISCENTE : BARBARA KATHELLEN ANDRADE PORFIRIO
DATA : 11/03/2020
LOCAL: sala 404, 4º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

MELHORIA DE INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA USANDO VERIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DE IMPERFEIÇÕES DE DADOS

O recente desenvolvimento de Sistemas de Informações Geográficas e a alta disponibilidade de dispositivos de geolocalização têm estimulado um crescimento significativo na disponibilidade de dados geográficos. O uso correto das informações geográficas depende totalmente da qualidade dos dados e da capacidade de integração. A manipulação de dados, no entanto, permanece um problema nos processos de integração ou no manuseio sofisticado. Algumas das principais dificuldades são reconhecer, tratar ou corrigir os atributos dos dados geográficos, pois estão expostos a várias fontes de inconsistência: formatos de arquivo, software, precisão de dados, opções de representação de dados ou manipulação inadequada. A melhoria da qualidade dos dados precisa do desenvolvimento de técnicas para controlar erros, para que os dados manuais compreendam, identifiquem, classifiquem e tratem inconsistências nos dados geográficos. Há muitos esforços nessa área, mas há pouco consenso sobre a melhor ferramenta para gerenciar problemas de dados geográficos. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo identificar erros geográficos e propor formas de corrigi-los, para fins de verificação (semi)automática e controle de qualidade dos dados. A verificação partirá da classificação de erros, sugerindo possíveis formas de correção. O trabalho usará estratégias de integração baseada em dados de formatos abertos e software livre. O resultado esperado é uma classificação dos diferentes tipos de erros e a realização de uma verificação automática de dados geográficos, usando como base o padrão ISO 19157:2013.

Presidente - Interno ao Programa - 1675532 - MARCIO KATSUMI OIKAWA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1671397 - HELENA FRANCA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1811648 - JOAO MARCELO BOROVINA JOSKO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3008222 - PAULO HENRIQUE PISANI