PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYURÍ ANNEROSE MORAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAYURÍ ANNEROSE MORAIS
DATA : 11/03/2020
LOCAL: sala 304, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Um Arcabouço para Agregação de Informação e Predições em Sistemas Públicos de Ônibus Urbanos

A mobilidade urbana por meio de transporte público de qualidade é um dos principais desafios para a consolidação de cidades inteligentes. Pesquisadores desenvolveram diferentes abordagens para melhorar a confiabilidade do sistema de ônibus e a qualidade das informações disponibilizadas, incluindo algoritmos de previsão de tempo de viagens, avaliações do estado da rede e estratégias de prevenção de agrupamento de ônibus. As informações fornecidas por essas abordagens são interdependentes e poderíamos agregá-las para obter melhores previsões. Neste trabalho, propomos a arquitetura de um arcabouço que permite a integração de várias abordagens em modelos compostos escaláveis e eficientes. Por exemplo, os modelos de previsão de tempo de viagem podem usar estimativas de posições dos ônibus, do estado da rede, das distâncias entre ônibus e outras informações relacionadas a sistemas de ônibus para fornecer previsões mais precisas e confiáveis. Aqui, mostramos a implementação de um protótipo da estrutura e avaliamos sua escalabilidade, o uso da CPU dos componentes do arcabouço e as previsões de modelos simples de tempo de viagem. Simulamos previsões em tempo real e mostramos que o uso dessa estrutura pode ser viável em grandes áreas metropolitanas, como a cidade de São Paulo. Por fim, descrevemos as etapas finais necessárias para concluir este trabalho, incluindo o processamento de dados coletados em tempo real e a proposta de algoritmos de previsão mais complexos.

Presidente - Interno ao Programa - 1676329 - RAPHAEL YOKOINGAWA DE CAMARGO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1768318 - HUMBERTO DE PAIVA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ROBERTO SPEICYS CARDOSO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3008052 - EMILIO DE CAMARGO FRANCESQUINI