PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO DE ABREU BATISTA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIO DE ABREU BATISTA JUNIOR
DATA : 30/07/2019
LOCAL: sala 303, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Identificação de Acadêmicos de Sucesso Científico Futuro usando Indicadores Bibliométricos

Embora quantificar a relevância atual de acadêmicos seja de interesse substancial para tomadores de decisão acadêmicos, existe uma ampla variedade de situações nas quais a relevância futura é mais importante do que a atual (e.g., em orientar alocação de apoio, decisões de contrato e premiação). Neste projeto de pesquisa, temos como objetivo principal desenvolver modelos/métodos baseados em indicadores bibliométricos para identificação precoce de acadêmicos de sucesso científico futuro. Explorando a relevância atual e o aspecto temporal (sequencial) da evolução do impacto científico (e da saída de pesquisa) de acadêmicos, criamos um modelo de predição de impacto científico futuro (e da saída de pesquisa futura) de acadêmicos usando técnicas de aprendizado profundo. Subsequentemente, usamos o modelo como parte de um arcabouço de predição de acadêmicos de sucesso formulado como um problema de programação linear. Como conjunto de dados bibliométricos de citação e publicação utilizamos dois conjuntos amplamente reconhecidos na literatura (Arnetminer e Semantic Scholar). Finalmente, os resultados experimentais indicam que o arcabouço pode identificar precocemente uma porção grande de acadêmicos de sucesso científico futuro.

Presidente - Interno ao Programa - 1934625 - JESUS PASCUAL MENA CHALCO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1722875 - DAVID CORREA MARTINS JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1760938 - DANIEL MORGATO MARTIN
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ALEXANDRE DONIZETI ALVES - UFABC