Modelo Conceitual para Avaliação do Desenvolvimento do Pensamento Computacional em Jogos Sérios
O Pensamento Computacional (PC) é uma habilidade intelectual básica a ser desenvolvida, como ler e escrever, e, para isso, diversas abordagens estão sendo usadas eficientemente, entre elas, Jogos Sérios (JS). A avaliação do desempenho humano é parte integrante e importante no processo de desenvolvimento de competências. Entretanto, essa avaliação em JS se apresenta complexa e, muitas vezes, negligenciada, como, por exemplo, a coleta de dados e medição durante o jogo, avaliação e apresentação dos resultados para os alunos de todo o processo, não apenas o resultado. Somado a isso, a avaliação do PC possui suas características, especificidades e desafios próprios, como a falta de consenso na forma de avaliação e a dificuldade da granularidade da avaliação das habilidades. Nesse contexto, este trabalho visa criar, descrever e avaliar um modelo conceitual que auxilie no planejamento do design e da execução da avaliação do desenvolvimento do Pensamento Computacional (ADPC) em Jogos Sérios. Para alcançar esse objetivo, foi conduzido um levantamento bibliográfico das abordagens relacionadas ao desenvolvimento do PC em JS, bem como dos instrumentos e métodos de avaliação empregados. Com base nessa pesquisa, foi elaborado um modelo conceitual, nomeado MAAPA-JS, inspirado no Diagrama de Ishikawa (DI), para análise de causas e efeitos da falta ou deficiência de avaliação do desenvolvimento das habilidades do PC, além de gestão de projetos. Esse modelo contará com artefatos: um DI completo para compreensão de todas as causas envolvidas; um Checklist como questionário para responder às causas; um Documento Base para elaborar o DI com as causas que estão impactando a ADPC no jogo sério que está sendo analisado; e um Manual de orientação de uso do modelo. O MAAPA-JS será avaliado e aprimorado por meio de uma prova de conceito envolvendo a análise de jogos sérios que visam o desenvolvimento do pensamento computacional e submetido à avaliação por especialistas. Espera-se que o MAAPA-JS auxilie a equipe de desenvolvimento de JS a criar jogos que contemplem a ADPC, bem como, a execução dessa avaliação por educadores e alunos.