EMPADA - framework para o desenvolvimento de audiojogos educacionais por meio da Pedagogia de Projetos
A construção de uma prática de projetos colabora com o desenvolvimento de diferentes competências e apropriação dos conteúdos curriculares. Quando aplicado com jogos educacionais, certos aspectos são valorizados, como habilidades sociais, multiletramento e familiaridade com transmídias. Apesar disso, faltam metodologias para implementação de sequências didáticas com jogos que incluam estudantes com deficiência, seja pela necessidade de mais aprofundamento técnico, ausência deframeworks, ferramentas e instrumentos que se comunicam com educadores e especialistas aplicáveis pra sala de aula. Neste contexto, o presente trabalho tem o objetivo de propor umframeworkvoltado a construção de práticas pedagógicas com Aprendizagem Baseada em Projetos na criação de audiojogos educacionais, possibilitando a inclusão de estudantes com deficiência visual. O modelo passará por estudo de caso em turmas do Ensino Médio com a presença de estudantes com deficiência visual, analisando a efetividade do modelo conceitual a partir dos dados obtidos. Na conclusão do trabalho, espera-se que a metodologia seja capaz não apenas de desenvolver determinadas competências e habilidades, mas também os conteúdos curriculares utilizados no projeto.