PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de DEFESA: MAURÍCIO PEREIRA LUTI

DISCENTE : MAURÍCIO PEREIRA LUTI
DATA : 04/11/2020
LOCAL: por participação remota

Melhoria da mobilidade de deficientes visuais em sistemas de transporte públicos (MMDV_TP)

O crescimento populacional das grandes cidades do mundo tem sido extremamente acentuado ao longo dos anos e, segundo relatórios das Nações Unidas, a previsão é que continue em franca ascensão. Com o objetivo de atender às necessidades do crescimento dessa população, surge o conceito de Cidades Inteligentes, que se define como o uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e prover uma melhor qualidade de vida da população. Nesse cenário, a mobilidade urbana será o tema abordado neste trabalho, mais especificamente, a mobilidade urbana dos deficientes visuais. O presente trabalho tem por objetivo propor um sistema de auxílio à locomoção de pessoas com deficiência visual em ambientes públicos de transporte, tais como estações de metrô, estações de trem, terminais de ônibus, etc., através de utilização de tecnologia celular (Smartphones). A proposta consiste em prover informações de localização aos usuários do serviço através de um programa aplicativo instalado em um Smartphone para que os funcionários dos ambientes públicos de transporte consigam localizar os usuários deficientes visuais mesmo que estes estejam fora da estação e auxiliá-los em sua locomoção dentro do transporte público. Como prova de conceito da proposta foi escolhido o ambiente do metrô.

A metodologia utilizada no trabalho é a pesquisa experimental e será utilizado o cálculo dinâmico das distâncias físicas entre os usuários deficientes visuais e os pontos de acesso às estações de metrô, através de coordenadas de geolocalização, fornecidas pelo GPS dos Smartphones dos usuários.  Um servidor central irá gerenciar a comunicação entre os aplicativos instalados nos Smartphones dos usuários deficientes visuais, além de enviar ao setor operacional de cada estação de metrô as notificações de solicitação de auxílio aos usuários deficientes visuais.  Com os resultados desse trabalho espera-se gerar, através do uso de tecnologia, melhorias na autonomia dos deficientes visuais em termos de mobilidade nos transportes públicos contribuindo para o aumento de sua inclusão e cidadania, e também contribuindo com a expansão e desenvolvimento do conceito de Cidades Inteligentes.

Presidente - Interno ao Programa - 1545858 - ITANA STIUBIENER
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1763436 - JULIANA CRISTINA BRAGA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCELO MEDEIROS ELER
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1672965 - EDSON PINHEIRO PIMENTEL