Desenvolvimento de fluência verbal em crianças e suas correlações com habilidades de leitura e escrita.
Linguagem é um dos processos cognitivos complexos que possibilita nomear conteúdo das experiências dos indivíduos e atribuir por meio do processo simbólico significado às vivencias, o que consequentemente permite uma comunicação interpessoal. Os processos fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos, asseguram uma relação de equilíbrio entre a forma, o conteúdo e o uso apropriado da linguagem de um determinado indivíduo. Fluência verbal (FV) refere-se à capacidade de produzir fala fluente e está fortemente associada à capacidade lexical, acesso, conhecimento de palavras e atenção auditiva. Os testes de FV avaliam um complexo conjunto de aptidões, funções e processos cognitivos, e, por ser de fácil e rápida aplicação, os testes de FV tem sido bastante utilizados também em diferentes grupos etários. Há uma falta de estudos com o grupo etário infantil escolar, sendo em sua grande maioria, pesquisas com a população clínica. O objetivo do presente trabalho é avaliar a FV, por meio dos testes de Fluência Verbal Semântica (FVS) e Fluência Verbal Fonêmica (FVF) em alunos do 2 a 5 ano do ensino fundamental e verificar a sua correlação com habilidades cognitivas como linguagem, atenção e memória de trabalho. Participaram desta pesquisa 127 crianças de ambos os sexos, com idades entre 8 – 12 anos, matriculadas do 2º ano ao 5º ano do ensino infantil de uma escola pública, em Santo André, com aquisição de habilidades de leitura e escrita típico e atípico. Os pais/responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido TECL e do Termo de Assentimento previamente aprovado pelo Comité de Ética. Utilizou-se as tarefas de FVS na qual as crianças evocavam palavras que sejam animais e FVF crianças tinham que evocar palavras que começavam com letra P. Desempenho em cada tarefa foi avaliado por meio de número de acertos e tipo de erro, assim como outras variáveis relacionadas com estratégia usada pela criança na evocação. Os desempenhos foram comparados entre os anos escolares e em relação as habilidades de leitura e escrita no curso típico e atípico. Os resultados preliminares serão apresentados.