PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: MATEUS GONÇALVES NOGUEIRA DOS SANTOS

DISCENTE : MATEUS GONÇALVES NOGUEIRA DOS SANTOS
DATA : 06/02/2020
LOCAL: sala S17, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

Correlatos Neurais da atenção sustentada: um estudo com fNIRS

Atenção é uma função humana básica subjacente a todos os outros processos cognitivos. Seus correlatos neurais vêm sendo estudados com o uso de ferramentas como eletroencefalografia e ressonância magnética funcional (do inglês, fMRI). No entanto, essas ferramentas não permitem rastrear variações da atenção em contextos naturalísticos. A espectroscopia funcional no infravermelho próximo (fNIRS) é uma alternativa promissora para este fim. O presente trabalho tem como objetivo investigar a aplicabilidade do fNIRS como ferramenta para rastrear variação da atenção. Nós avaliamos se há diferenças em atividade neurofisiológica medida com fNIRS entre condições atentas e desatentas em tarefa psicomotora de vigilância (do inglês, PVT). No primeiro estudo, nós comparamos respostas hemodinâmicas ao estímulo dentre condições através de mapas de ativação. No segundo estudo, nós comparamos atividade neural antes da apresentação do estímulo através de medidas de variação na concentração de oxi e desoxihemoglobina. Em relação às respostas neurais ao estímulo, encontramos que durante condições atentas há mais áreas ativadas que durante condições desatentas. Especificamente, a área parietal inferior parece ser a com maior diferença. Já quanto a atividade pré-estímulo, encontramos maiores níveis de variação de oxihemoglobina antes de respostas atentas, em relação às desatentas, no córtex pré-frontal e córtex parietal inferior. Nosso estudo traz evidências demonstrando ser possível diferenciar estados atencionais através de fNIRS. Ele também demonstra que essa ferramenta permite replicação de dados de fMRI, refletindo atividade frontoparietal durante tarefa de atenção.

Presidente - Interno ao Programa - 1653406 - ABRAHAO FONTES BAPTISTA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1714632 - PETER MAURICE ERNA CLAESSENS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RICKSON COELHO DE MESQUITA - UNICAMP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1954058 - MARCELO SALVADOR CAETANO