PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: CAMILO ERNESTO SUBENKO OLALLA

DISCENTE : CAMILO ERNESTO SUBENKO OLALLA
DATA : 21/08/2019
LOCAL: na Sala S17, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP_

Kalulu: adaptação e avaliação do jogo digital para a alfabetização e aritmética básica

No Brasil o desenvolvimento de jogos digitais (games) no âmbito educacional é pouco explorado, quando comparado ao âmbito mundial. Games estão sendo usados não apenas para o ensino de conteúdo escolar, mas também para o treino de habilidades específicas, ou ambientes simulados (realidade virtual). Atualmente o tempo que a sociedade dedica a tecnologia e a internet crescem cada vez mais, o que indica uma necessidade de a ciência atender as demandas sociais, presentes e futuras. Muitos estudos vêm sendo realizados no intuito de utilizar games de caráter educativo, seja em casa ou na escola, com a possibilidade de generalização dessas tarefas dos games, para outras áreas do conhecimento e habilidades. Devido ao aumento do uso da tecnologia de maneira mais precoce - e ampla - no público infantil, faz-se necessário adequar e propor alternativas adequadas para esta demanda. Haja vista que as crianças têm uma característica mais lúdica, os games possuem a vantagem de manter a motivação das crianças, ao mesmo tempo em que podem ser adequados a um contexto escolar. O objetivo deste trabalho foi avaliar a aplicabilidade e a experiência de usuário do game Kalulu em uma sala de aula. Este game foi produzido na França e adaptado para o português, com o objetivo de utilizá-lo para alfabetizar crianças, com a mediação mínima do professor. Participaram 18 crianças de 6 a 7 anos de uma escola pública de Santo André, que jogaram o game em 18 sessões durante 2 meses. Foram aplicadas avaliações de satisfação em todas as sessões, questionário de experiência de usuário e avaliações de leitura e escrita. Os resultados apontaram que a grande maioria das crianças avaliou positivamente o Kalulu, tanto no caráter de diversão quanto de jogabilidade. E mesmo com poucas sessões há indícios de diferença no desempenho das crianças nas avaliações.

Presidente - Interno ao Programa - 1844585 - MARIA TERESA CARTHERY GOULART
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1305717 - PRISCILA BENITEZ AFONSO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIANA PENTEADO NUCCI DA SILVA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1954058 - MARCELO SALVADOR CAETANO