PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: BARBARA DOS SANTOS VAZ

DISCENTE : BARBARA DOS SANTOS VAZ
DATA : 19/12/2022
LOCAL: https://meet.google.com/qwg-ztgi-cox

Envolvimento do sistema noradrenérgico na especificidade da memória contextual

Memórias de eventos emocionalmente carregados são mais lembradas do que aquelas de eventos emocionalmente neutros. A adrenalina liberada como resposta à ativação do sistema nervoso simpático em eventos estressantes tem importante papel na modulação da consolidação de memórias episódicas. A elevação dos níveis periféricos de adrenalina induz um aumento da liberação de noradrenalina (NA) em regiões prosencefálicas. Várias evidências sugerem que a ativação de receptores β-adrenérgicos nestas regiões é um dos principais mecanismos para a modulação da consolidação da memória. Embora diversos estudos tenham investigado os efeitos do sistema noradrenérgico na consolidação da memória, pouco se sabe sobre seus efeitos na especificidade da memória contextual. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo investigar como a ativação e o bloqueio do sistema noradrenérgico, através da administração sistêmica de ioimbina (antagonista seletivo do receptor α2) e propranolol (antagonista β-adrenérgico), respectivamente, modulam a força e qualidade de memórias contextuais. Os resultados obtidos serão relevantes para a compreensão da etiologia de transtornos psiquiátricos como o transtorno de estresse pós-traumático, que apresenta sintomas como respostas de medo generalizadas, nas quais sugere-se o envolvimento do sistema noradrenérgico e, mais especificamente, receptores β-adrenérgicos.

Presidente - Interno ao Programa - 1893240 - RAQUEL VECCHIO FORNARI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1676274 - CRISTIANE OTERO REIS SALUM
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JULIANA CARLOTA KRAMER-SOARES - UNICSUL
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1887027 - FERNANDO AUGUSTO DE OLIVEIRA RIBEIRO