PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: CATIA MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CATIA MELO
DATA : 29/06/2022
LOCAL: Remoto

Efeitos da depressão sobre a susceptibilidade de desenvolvimento de sintomas associados à Doença de Alzheimer de origem esporádica em ratos Wistar

A doença de Alzheimer (DA) é a demência mais comum associada ao envelhecimento e é acompanhada de neurodegeneração com comprometimento das funções cognitivas. Uma comorbidade bastante comum é a depressão maior, um transtorno de humor grave que é uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo. Ambas as patologias são associadas às variações na temperatura corporal (Tc). O objetivo do presente trabalho é avaliar se a depressão induzida pela separação materna (SM) pode influenciar no desenvolvimento de distúrbios de memória e termorregulação associados a um modelo experimental para DA esporádica utilizando estreptozotocina (STZ) em ratos Wistar. Os animais foram submetidos à SM do 2⁰ ao 14⁰ dia após o nascimento durante 3 horas diárias. Aos 2 meses de idade, os animais foram submetidos aos testes comportamentais: labirinto em cruz elevado, campo aberto e natação forçada, para a análise de possíveis comportamentos exploratórios ou passivos. Posteriormente, foi realizado um procedimento cirúrgico para colocação de datalogger e injeção intracerebroventricular (icv) de STZ ou veículo. Para verificação de possíveis comprometimentos de memória de trabalho e aprendizado, após 30 dias os animais foram submetidos ao labirinto de Barnes e, em seguida, a testes termorregulatórios como a análise das Tcs para cálculo do índice de perda de calor, na exposição ao frio e ao calor e no comportamento quando permitida a escolha de temperatura do solo. Após eutanásia, os encéfalos foram perfundidos para a realização de cortes e verificação do volume ventricular encefálico. Os animais submetidos à SM apresentaram menor tempo gasto nos braços abertos do labirinto em cruz elevado e no centro do campo aberto e menor motivação no teste de natação forçada. No labirinto de Barnes os animais tratados com STZ apresentaram comprometimento de memória e aprendizado quando comparados aos animais tratados com veículo. A SM resultou em prejuízos de memória em comparação aos controles, mas não acentuou os efeitos da STZ. Nos testes termorregulatórios observou-se que os animais submetidos à SM tratados com STZ apresentaram Tcs mais elevadas quando comparados aos tratados com veículo entre os dias 21 e 27 depois do procedimento cirúrgico. Em relação ao índice de perda de calor, observou-se que os animais tratados com STZ apresentaram menor perda de calor quando comparados aos tratados com veículo, evidenciando uma maior vasoconstrição. Não houve efeito da resposta termorregulatória em exposição ao frio ou ao calor. No desafio de seleção de temperatura, os animais tratados com STZ tiveram preferência pela temperatura neutra (26ºC) em comparação a temperatura fria (18ºC), tanto no grupo controle quanto no grupo SM. Não foram observadas diferenças no desafio temperatura neutra (26ºC) e temperatura quente (32ºC). Após a eutanásia, observou-se que os animais tratados com STZ apresentaram maior volume ventricular quando comparados aos animais tratados com veículo. Em conclusão, animais submetidos à SM não apresentaram respostas mais acentuadas ao efeito deletério da STZ, o que evidencia que o desenvolvimento de sintomas relacionados à depressão e à ansiedade não necessariamente potencializam comprometimentos de memória relacionados à DA de origem esporádica.

Presidente - Interno ao Programa - 1762353 - MARIA CAMILA ALMEIDA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1893240 - RAQUEL VECCHIO FORNARI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1771857 - CARLOS ALBERTO DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SAMYR MACHADO QUEROBINO