PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO DA SILVA SOARES JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAIMUNDO DA SILVA SOARES JUNIOR
DATA : 25/11/2021
LOCAL: Remoto devido à pandemia

Aplicações do Eye-tracking em Pesquisas Educacionais e Aspectos Neurofisiológicos do Esforço Cognitivo de Crianças durante testes de rotação mental

As investigações científicas na educação podem elucidar novos aspectos das interações ensino-aprendizagem e apoiar práticas educacionais baseadas em evidências. Nesse sentido, há um interesse crescente em pesquisas multidisciplinares incluindo trabalhos na área da neurociência e ciências cognitivas no contexto educacional. Ferramentas tecnológicas utilizadas em pesquisas científicas, como o rastreamento ocular, podem ser úteis nas escolas ao fornecer dados relevantes sobre processos cognitivos em diferentes tarefas do cotidiano escolar, incluindo desempenho em testes de cognição espacial. A habilidade espacial é relevante para o desenvolvimento infantil e tem sido associada ao desempenho acadêmico nos domínios da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Estudos prévios da área de neurociências investigaram o substrato neural associado às tarefas de rotação mental (MRT, do inglês Mental Rotation Task) e sua relação com os processos de aprendizagem de adultos. No entanto, existem poucas evidências sobre a atividade cerebral de crianças durante tarefas visuoespaciais. Os objetivos deste trabalho foram divididos em dois estudos: (1) verificar a aplicabilidade do Eye-tracking em contextos educacionais e pesquisas relacionadas a neurociência e educação;  (2) investigar os correlatos neurofisiológicos do esforço mental envolvido com a resolução de problemas visuoespaciais de criançaspor meio de uma abordagem multimodal empregando a espectroscopia de infravermelho próximo funcional (fNIRS) e o Eye-tracking. Os resultados do primeiro estudo indicam que o sistema de Eye-tracking permite que os professores obtenham feedback sobre o comportamento dos alunos durante a resolução de problemas. Além disso, este sistema pode ser utilizado na investigação da cognição e treinamento dos professores, fornecendo experiências metacognitivas, como por exemplo o monitorameto da aprendizagem com base nas informações de rastreio ocular. Os resultados do segundo estudo indicam uma correlação positiva entre o desempenho nos testes de geometria e no MTR. Támbém há uma correlação positiva entre a atividade hemodinâmica do PFC e o desempenho no MRT (sinal OxyHb, r = .44; p = .01). Esses dados mostram que a maior ativação do PFC segue o melhor desempenho nos testes MRT e de resolução de problemas geométricos. Além disso, a variação da amplitude da DeoxyHb no córtex pré-frontal dorsolateral (dlPFC) está associada ao desempenho no MRT que segue a dilatação da pupila, indicando diferenças no esforço mental das crianças. Assim, o estudo sugere que o Eye-tracking pode fornecer experiências metacognitivas para professores no contexto educacional e que crianças da nossa amostra com maior esforço cognitivo durante a tarefa de habilidade visuoespacial possuem melhor desempenho no MRT.

Presidente - Interno ao Programa - 1714632 - PETER MAURICE ERNA CLAESSENS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3015190 - RODRIGO PAVAO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ELIZEU COUTINHO DE MACEDO - UPM
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2141126 - PATRICIA MARIA VANZELLA