Desenvolvimento de linguagem em bebês envolvidos em um protocolo de experiências musicais com foco em elementos da prosódia
Prosódia refere-se ao ritmo, à entonação e à acentuação da linguagem falada. Estudos nas áreas de linguagem e neurociência da cognição musical demonstram que a prosódia desempenha importante papel no desenvolvimento da linguagem e que elementos musicais como altura, duração e acentuação, entre outros, estão diretamente relacionados à adequada percepção e emissão desses aspectos na fala. O objetivo deste estudo é verificar os efeitos de um protocolo de intervenção musical, focado em elementos prosódicos, na aquisição e desenvolvimento da linguagem. Participaram de um experimento 22 bebês de 12 a 20 meses (M=14,95; SD=2,19). Foram realizadas 14 intervenções musicais, duas por semana, com duração de 30 minutos, no decorrer de sete semanas. A coleta de dados foi transversal, realizada antes e após o período de intervenção, através da Escala de Desenvolvimento Bayley III e dois paradigmas de Eye Tracking, desenvolvidos pela equipe desta pesquisa. Analisamos os efeitos da intervenção musical na atenção compartilhada e percepção prosódica, através de rastreamento ocular, e efeitos na linguagem e domínios cognitivo, motor e socioemocional, através de análise de desempenho nos subtestes da escala Bayley.