A ELETRICIDADE NO ENSINO MÉDIO
Uma Sequência Didática Multidisciplinar
Este trabalho apresenta uma sequência didática multidisciplinar de Eletricidade para alunos da 3ª série do Ensino Médio, com foco na aprendizagem significativa e contextualizada, embasada nas teorias de Vygotsky e Ausubel. A proposta utiliza metodologias ativas para ensinar conceitos de eletricidade por meio da construção de um protótipo de circuito elétrico residencial ou comercial, destacando a interdisciplinaridade e o protagonismo estudantil. Os objetivos incluem identificar e classificar fontes de energia; construir e analisar circuitos elétricos; classificar equipamentos conforme a transformação de energia; calcular consumo energético; e propor ações sustentáveis para otimizar o uso de energia elétrica.A sequência, alinhada à BNCC, busca superar a apatia no ensino de Física e incentivar a aplicação prática dos conhecimentos, promovendo engajamento, desempenho escolar e reflexão crítica. Ao integrar sustentabilidade e cidadania, a proposta oferece uma abordagem pedagógica inovadora e relevante para o contexto atual da educação básica.