Movendo Fichas: uma proposta para o ensinamento do protocolo de teleporte quântico
Este trabalho apresenta uma proposta de inserção de conceitos da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio, por meio da elaboração e aplicação de uma sequência didática que tem como objetivo o ensinamento do teleporte quântico. A motivação central do trabalho está na constatação de que, apesar do avanço das ciências físicas no século XX, o ensino de Física nas escolas brasileiras permanece amplamente centrado nos modelos da Física Clássica. O Produto Educacional desenvolvido foi estruturado com base na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos e utiliza uma analogia com moedas coloridas para representar os estados quânticos envolvidos no protocolo de teleporte. A sequência foi aplicada em uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola particular de São Paulo. A aplicação indicou potencial para promover uma aprendizagem conceitualmente significativa, mesmo com conteúdos considerados complexos, quando se empregam estratégias didáticas adequadas. O trabalho visa contribuir para a ampliação do repertório conceitual dos estudantes, o fortalecimento do interesse pela disciplina e a oferta de recursos replicáveis para outros professores da educação básica.