Ensino Significativo de Energia Elétrica usando Reparos de Lâmpadas LED
O relatório do IPCC (2023) destaca a urgência de reduzir as emissões de gases de efeito estufa para evitar que a temperatura global aumente em média 2°C na próxima década. Esse cenário agravaria a frequência e a intensidade de eventos climáticos extremos, como enchentes e secas. Para mitigar esses impactos, recomenda-se a transição de fontes energéticas baseadas em combustíveis fósseis para alternativas sustentáveis, como energia solar, eólica e hidrogênio. Além das ações governamentais e industriais, a conscientização individual é essencial para o uso responsável da energia, o que demanda um embasamento científico que pode ser fortalecido no ambiente escolar. O ensino de física, especialmente no campo da eletrodinâmica, pode estimular reflexões críticas sobre consumo energético e sustentabilidade. Diante disso, foi desenvolvida uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) composta por oito aulas, integrando experimentos, vídeos e uma oficina técnica voltada ao reparo de lâmpadas LED. A proposta foi aplicada a estudantes do 2o ano do ensino médio em Mauá, promovendo uma abordagem dialógica e problematizadora. A avaliação da experiência indicou que os alunos demonstraram aprendizagem significativa sobre o tema e passaram a compreender melhor a importância da sustentabilidade.