DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE E COMPROVAÇÃO DAS EQUAÇÕES DA QUEDA LIVRE, UTILIZANDO EQUIPAMENTO DE BAIXO CUSTO E DE FÁCIL ACESSO
Esta dissertação apresenta um Produto Educacional voltado para o ensino de física no ensino médio, com foco na queda livre e na determinação experimental da gravidade. O estudo busca fornecer aos professores e alunos um aparato simples e de baixo custo, que possibilite a medida automática do tempo de queda livre, superando as dificuldades das técnicas manuais. Essa ferramenta integra recursos baratos, oferecendo um método prático e cativante de aprendizado, diferenciado por sua abordagem de ensino baseada em investigação. A pesquisa é fundamentada na teoria de Vygotsky, especialmente no conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que destaca a importância da interação entre o aprendiz e o mediador para promover um aprendizado mais significativo. A aplicação do produto educacional permitiu a comprovação das equações de queda livre, com resultados que demonstram a eficácia do produto educacional desenvolvido no processo de ensino-aprendizagem.