USO DE JOGOS DE ESCAPE ROOM NO ENSINO DE FÍSICA NUCLEAR
O presente trabalho propõe uma sequência didática que faz uso de um jogo de Escape Room (Sala de Fuga) para o ensino de Física Nuclear. Neste tipo de jogo, os estudantes ficam “confinados” em uma sala e têm que resolver enigmas relacionados ao conteúdo de Física para conseguir escapar no menor tempo possível.
O jogo é ambientado em um desastre nuclear e os estudantes têm que resolver enigmas relacionados a Física Nuclear para conseguirem escapar. Os conceitos trabalhados neste jogo são definições como número de massa, número atômico e suas representações. Foi tratado também a diferença entre um núcleo atômico estável e um radioativo, radiação alfa, beta e gama, decaimento alfa, decaimento beta, decaimento gama, dosimetria das radiações e efeitos biológicos das radiações.
A sequência didática foi proposta e analisada na perspectiva da aprendizagem baseada em jogos (GBL, do inglês Game Based Learning) e da aprendizagem significativa, de David Ausubel.
Toda a Sequência Didática (SQ) tem seis partes, o que demanda um total de seis aulas para sua implementação. Foi aplicado um questionário sobre conceitos de Física Nuclear para verificar concepções iniciais e o mesmo questionário foi aplicado ao final da sequência. Pôde-se observar uma melhora significativa nos resultados dos testes. Os índices de acerto médios subiram de 24,6% no pré-jogo para 66,8% no pós-jogo, demonstrando assim, uma aprendizagem significativa, segundo Ausubel.