COMBATE À DESINFORMAÇÃO REFERENTE À FÍSICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO
Termos relacionados à física quântica tais como “cura quântica”, “lei da atração”, “terapia quântica”, “coaching quântico”, entre muitos outros, circulam já há algum tempo no ambiente cultural e no cotidiano das pessoas. Termos como estes são usados para legitimar cientificamente produtos, práticas e serviços dos mais diversos, como tentativas deliberadas, e muitas vezes bem-sucedidas, para confundir ou manipular as pessoas por meio de transferência de informações desonestas. A maioria deles não encontra nenhuma fundamentação científica. Cabe ao âmbito do ensino de física estabelecer estratégias que combatam esse tipo de desinformação. O novo currículo paulista propõe o desenvolvimento de competências e habilidades que visam o estabelecimento de uma postura crítica por parte dos estudantes ao lidar com a desinformação científica. Este trabalho propõe um produto educacional, na forma de uma sequência didática de oito aulas baseada na metodologia dos três momentos pedagógicos, 3MP, que desenvolve criticamente a compreensão das bases da física quântica, sendo a ideia de quantização da energia, a constante de Planck, a ideia de fóton, o efeito fotoelétrico, a dualidade onda-partícula, as propriedades ondulatórias das partículas, o princípio da complementaridade de Bohr, o princípio da incerteza de Heisenberg, o experimento da dupla fenda e o princípio da correspondência de Bohr, de forma que os estudantes da segunda série do ensino médio adquiram habilidades para reconhecer as falácias dos discursos pseudocientíficos relacionados à física quântica e consigam se posicionar consistente e coerentemente perante os discursos de desinformação referentes a esse assunto.