SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A NATUREZA DA LUZ : DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA
Esta dissertação visa discutir o processo de construção do conhecimento e a quebra de paradigmas no estudo da dualidade onda-partícula da luz. A proposta fundamenta-se em teorias pedagógicas de Bruner, Vygotski, Ausubel e Freire, privilegiando metodologias ativas como Ensino sob Medida, Instrução por Colegas, Aprendizagem por Times e Sala de Aula Invertida, promovendo um ensino-aprendizagem horizontalizado e significativo ao estudante. O produto educacional deste trabalho é uma sequência didática alinhada com competências e habilidades previstas na BNCC e no PISA 2025, e incorpora uma abordagem histórica dos conceitos de Energia, Onda, Eletromagnetismo, Efeito Fotoelétrico e Dualidade da Luz, discutidos a partir de teorias de Newton, Huygens, Young, Maxwell e Einstein. A sequência foi analisada após sua aplicação em 2023, em uma escola particular, no município de Cotia. Também foi feito um cenário de possibilidades, o que resultou em ajustes gerando a versão final do produto educacional. A proposta traz uma aproximação do estudante com a ciência, por ter sido apresentado em cada aula um experimento ou um uso cotidiano da temática estudada.