CULTURA DE PAZ: DA TEORIA À PRÁTICA
Análise da atuação de Brasil e Espanha
Esta dissertação tem como objetivo central a análise do conceito de cultura de paz combinada à avaliação de dois projetos educacionais vinculados a este tema e empreendidos por Brasil e Espanha, sendo eles, respectivamente, o Programa Abrindo Espaços/ Escola Aberta e a Red Andaluza “Escuela Espacio de Paz”. A finalidade por trás deste movimento é conseguir responder à seguinte pergunta: de que maneira Brasil e Espanha contribuíram para a construção da agenda internacional de cultura de paz? A hipótese que se investiga nesta pesquisa é que as experiências nacionais, assim como as realizadas pelos países selecionados, têm um impacto significativo na evolução do tema a nível internacional principalmente quando aliadas à participação ativa da sociedade civil. Para realizar tal intento, a dissertação desenvolve uma pesquisa essencialmente qualitativa e exploratória, se valendo de uma revisão bibliográfica amparada por fontes primárias e secundárias. Ademais, o trabalho incorpora uma análise de estudo de caso ao seu procedimento metodológico, de modo a apresentar um exame mais detalhado das experiências em análise. Os resultados comprovam que em ambos os casos os projetos de cultura de paz trouxeram vários benefícios tanto para a diminuição da violência quanto para a melhoria da convivência escolar, inclusive inspirando ações semelhantes em outros países. Por fim, a pesquisa conclui que o engajamento profundo entre atores estatais e não-estatais, mais especificamente a sociedade civil, é fator fundamental para o sucesso das estratégias de cultura de paz as quais podem e devem ser consideradas na atualização de documentos internacionais sobre o tema.