PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE ZMOGINSKI

STUDENT : FELIPE ZMOGINSKI
DATE: 20/08/2024
TIME: 14:00
LOCAL: online
TITLE:

A ASCENSÃO DE BAIDU, ALIBABA E TENCENT
E SUA SIMBIOSE COM O ESTADO CHINÊS

PAGES: 55
BIG AREA: Ciências Sociais Aplicadas
AREA: Economia
SUBÁREA: Economia Internacional
SUMMARY:

Esta dissertação analisa o recente desenvolvimento da economia chinesa a partir da ascensão de três empresas de tecnologia digital do país no período de 2008 a 2018: o Baidu, o grupo Alibaba e a Tencent, conhecidos pela sigla BAT. Por meio do referencial teórico neoschumpeteriano, observamos como a criação de um Sistema Nacional de Inovação coordenado pelo Estado chinês, bem como investimentos públicos em infraestrutura contribuíram para o surgimento de empresas privadas nacionais capazes de realizar o catch up tecnológico em segmentos de alta complexidade, como o de algoritmos de busca, ferramentas de deep learning e de inteligência artificial. A partir das teorias elaboradas pelos principais autores reunidos em torno desta abordagem, como Richard Nelson, Sidney Winter e Christopher Freeman, a pesquisa investiga como o governo da China aliou sua capacidade de investimento e de organização da economia doméstica ao poder de destruição criativa dos empresários locais.  A dissertação investiga como essa colaboração atuou para viabilizar um ecossistema digital tão inovador a ponto de gerar empresas capazes de competir em nível global com grandes corporações de tecnologia criadas nos países desenvolvidos.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1453189 - GIORGIO ROMANO SCHUTTE
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2211523 - DEMETRIO GASPARI CIRNE DE TOLEDO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1369256 - SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2187291 - TATIANA BERRINGER DE ASSUMPCAO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 2407130 - ANA TEREZA LOPES MARRA DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 18/07/2024 18:53