PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDSON MUNDENGUELA JOSÉ HENRIQUES

DISCENTE : EDSON MUNDENGUELA JOSÉ HENRIQUES
DATA : 21/06/2024
LOCAL: Sala 205 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

As consequências humanitárias da escolha do petróleo como motor das economias angolana e vanezuelana (2008 a 2015)

As economias de Angola e da Venezuela vivem de ciclos do preço do petróleo no mercado internacional, quando o preço do barril está em alta a economia vai bem, o PIB cresce e há aparente estabilidade política, democrática e humanitária. Contrariamente, quando o preço do petróleo no mercado internacional reduz, a economia vai mal e consequentemente se instaura a instabilidade politica e democrática e humanitária. Sendo assim, o objetivo primordial deste trabalho é analisar as causas e as consequências humanitárias da escolha do petróleo como motor das economias angolanas e venezuelanas. Compreender como a escolha do petróleo impactou a economia e a vida dos cidadãos angolanos e venezuelanos. Como as nações Angolanas e a Venezuelanas ricas em petróleo não conseguem conjugar crescimento econômico com redução da pobreza. Quais são as barreiras que esses países encontraram para diversificar suas economias. Como se explica a contradição gritante e insustentável das economias angolanas e venezuelanas, que apesar das grandes riquezas derivadas da exportação de petróleo, atravessam problemas de instabilidade, econômica, financeira, social e humanitária graves.

Presidente - Interno ao Programa - 2356565 - FLAVIO THALES RIBEIRO FRANCISCO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2211523 - DEMETRIO GASPARI CIRNE DE TOLEDO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1580011 - VITOR EDUARDO SCHINCARIOL
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2123638 - MURYATAN SANTANA BARBOSA