PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de DEFESA: JAYME PERIN GARCIA

ESTUDIANTE: JAYME PERIN GARCIA
FECHA: 18/06/2024
TIEMPO: 10:00
LOCAL: Sala 210 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

Os limites do desenvolvimento econômico brasileiro de 2007 a 2014 à luz da teoria da dependência

GRAN ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
SUBÁREA: Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico
ESPECIALIDADE: Teoria e Política de Planejamento Econômico
RESUMEN:

Esta dissertação visa compreender os limites do desenvolvimento econômico brasileiro de 2007 a 2014, enquanto país dependente e periférico, à luz da Teoria da Dependência. Partindo desta teoria, com ênfase na Teoria Marxista da Dependência (TMD), serão investigadas as características históricas e regionais desse processo, como a formação socioeconômica do país e sua inserção na Divisão Internacional do Trabalho, e a hipótese de que durante os governos Lula II e Dilma I, o Brasil passou por um ciclo neodesenvolvimentista. Com o intuito de avaliar este ciclo, também são analisados aspectos fundamentais do contexto atual, como a financeirização, a desindustrialização, a superexploração do trabalho, o neoextrativismo, os investimentos públicos, a transferência de valor como intercâmbio desigual e as propostas de integração regional, através do aporte teórico complementar de pensadores latino-americanos que avaliam a possibilidade da configuração de uma nova fase da dependência econômica brasileira.

MIEMBROS DE LA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2081225 - FERNANDA GRAZIELLA CARDOSO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1550812 - VALERIA LOPES RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1569840 - ISAÍAS ALBERTIN DE MORAES
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2343571 - GABRIEL ALMEIDA ANTUNES ROSSINI
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 344365 - RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
Notícia cadastrada em: 30/05/2024 21:52