PROFFILO MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgprof-filo

Banca de DEFESA: JESSÉ EVANGELISTA GUIMARÃES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JESSÉ EVANGELISTA GUIMARÃES
DATA : 16/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: endereço da sala virtual
TÍTULO:

ABORDAGEM PROBLEMÁTICA EM FILOSOFIA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO

 

PÁGINAS: 101
RESUMO:

A presente dissertação tem como principal objetivo apresentar uma proposta de ensino de filosofia para o Ensino Médio, a partir da abordagem problemática. Apresenta de forma suscinta as principais abordagens metodológicas (temática, histórica e baseada em problemas) mais aceitas e utilizadas no Brasil. A partir da pesquisa bibliográfica e da prática em sala de aula, o primeiro capítulo aborda o conceito de problema filosófico, também é apresentado o conceito de conceito. No segundo capítulo, temos uma breve apresentação das principais abordagens do ensino de filosofia: a abordagem histórica, que coloca o enfoque do ensino de filosofia em sua própria história, na prática temos um ensino conteudista; a abordagem temática, que apresenta o ensino de filosofia a partir de temas, ou seja, o professor parte de um determinado tema e prepara sua aula com os recursos didáticos que mais se aproximam da realidade dos estudantes; na sequência é apresentada a abordagem problemática do ensino de filosofia, onde o professor e seus estudantes buscam solucionar um problema filosófico pré-determinado. O terceiro capítulo é dedicado a apresentar um relatório contendo a aplicação da sequência didática elaborada nesta pesquisa com os estudantes do 2° ano do Ensino Médio, de uma escola pública do Estado de São Paulo; por fim, o quarto capítulo apresenta a sequência didática baseada na abordagem problemática passo a passo, para que possa ser compartilhada e posta em prática por todos os professores que se identificam com essa abordagem de ensino em filosofia. Essa sequência didática é o fruto desta pesquisa. Para envolver os discentes do início ao fim no processo de ensino/aprendizagem e seguindo os princípios democráticos, os estudantes elegem, por meio de votação, um problema filosófico para buscarmos uma solução, visando a construção do conceito e movidos pela atitude filosófica.

 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 004.391.730-51 - RAFAEL DA SILVA CORTES - UFRGS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 017.407.320-81 - RÚBIA LIZ VOGT DE OLIVEIRA - UFRGS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2244785 - ANDRE LUIS LA SALVIA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - VIVIANE ZAREMBSKI BRAGA - IFES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JARBAS VARGAS NASCIMENTO - PUC - SP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1001879 - JOAO PAULO SIMOES VILAS BOAS
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - CLÁUDIO REICHERT DO NASCIMENTO - UFOB
Notícia cadastrada em: 30/06/2025 17:00
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod