O ENSINO DE FILOSOFIA E A SUA PRÁTICA NAS ESCOLAS “DE MASSA”: COMO DIDATIZAR O CONHECIMENTO FILOSÓFICO SEM DESCARACTERIZÁ-LO?
Com o título de “O ensino de filosofia e a sua prática nas escolas de massa: como didatizar o conhecimento filosófico sem descaracterizá-lo?”, esta dissertação tem como intuito possibilitar uma análise reflexiva acerca da lógica de uma mentalidade de massa, advinda dos preceitos da Escola de Frankfurt, a qual instrumentaliza o currículo escolar e consequentemente o ensino de filosofia; e, possibilitar encaminhamentos através de uma educação menor, desnaturalizadora de práticas instaladas sob esse modelo instrumentalista e interdisciplinar, para que a filosofia sobreviva à maneira comprimida em que se apresenta no currículo e que seu ensino se torne uma tarefa possível e significativa. A pesquisa realizada é de cunho bibliográfico e finalizada com atividade prática de autoria e se estrutura a partir dos dilemas trazidos pelo filósofo Alejandro Cerletti sobre o que se entende por ensinar filosofia e como seria possível transmiti-la, considerando sua caracterização já ser um problema filosófico, e mantém em todo o seu corpo uma relação dialógica deste com os demais autores que fomentam esta análise reflexiva, tais como Hannah Arendt, Theodor Adorno, Max Horkheimer, Immanuel Kant, Sílvio Gallo, Frederic Cossuta, dentre outros.