MODOS DE PENSAR E ENSINAR A PENSAR. Uma avaliação prática de diferentes metodologias de ensino de filosofia
O trabalho terá por intenção avaliar a forma pela qual o ensino de filosofia vem sendo desenvolvido através do sistema apostilado de ensino, em unidades tanto de ensino particular, como de ensino público, no qual a partir de tal avaliação sugere-se um ensino de filosofia que se torne significativo e promova ao aluno autonomia e criticidade no pensamento.
Para isso, será demonstra ao longo do trabalho a abordagem da filosofia que se inicia desde o ensino fundamental II, isto é, 6º anos do ensino fundamental culminando na 3ª série do Ensino Médio, de modo que prática por prática, aula a aula, o aluno irá se aprofundar, respeitando seu nível de desenvolvimento, maturidade e especificidades, para que desta forma, consiga pensar de forma crítica e autônoma.
Sendo assim, avaliamos distintas práticas de filosofia, seja a estipulada pelo currículo e BNCC por meio das metodologias ativas, como, por exemplo, a aprendizagem baseada em problemas, e a baseada em projetos, estudada por Ribeiro (2021) e a estudada por Silvio Gallo (2009) através do desenvolvimento de oficinas.
A metodologia, portanto, proposta neste estudo, mesclará o uso de metodologias ativas com ajustes para o ensino e tempo filosófico, com as oficinas, para que desta forma, promova um ensino que culmine na aprendizagem, no qual gradualmente avança para uma aprendizagem significativa e condizente com a necessidade do educando.