ENTRE A SALA DA AULA E OS PROJETOS ESCOLARES: A PRODUÇÃO FILOSÓFICA DO JORNAL ESTUDANTIL NEWSBROTERO
Este trabalho tem como objetivo apresentar a vivência de um professor e seus estudantes em sala de aula e, também, a experiência de um projeto realizado no espaço escolar, em especial, das vivências com os estudantes da Escola Estadual Frederico de Barros Brotero e do jornal estudantil Newsbrotero. Assim, seguindo uma perspectiva benjaminiana, seu intento é narrar as experiências vividas a partir da relação intrínseca entre sala da aula e o projeto. Nosso ponto de partida consiste em apresentar relatos sobre a construção do Jornal estudantil, seu desenvolvimento e atuação na escola, ou seja, uma experiência política e filosófica de estudantes que buscam estabelecer seu lugar de fala, construindo suas próprias narrativas dos acontecimentos, na luta por uma escola mais democrática. Nesse sentido, o projeto se conecta a sala de aula, que será explicitada a partir de uma sequência didática e o relato de sua aplicação. Para tanto, a sequência didática aborda a questão das fake news, a saber, o que são, como combatê-las e o que é uma informação de qualidade e, assim, fazer uma reflexão filosófica sobre a questão da verdade, da opinião, da informação e do conhecimento. Desta forma, queremos demonstrar a importância da aula Filosofia, na escola pública, para a formação de jovens críticos e reflexivos acerca da sua própria realidade, além de oferecer um espaço onde possam desenvolver um protagonismo efetivo.