ASPIRAÇÕES, CAPACITAÇÕES E A ESCOLHA DOS JOVENS
Esta dissertação tem como objetivo geral identificar influências sociais, econômicas e culturais nas aspirações e escolhas de jovens no Brasil, buscando descrever a complexidade das aspirações humanas e seu efeito na criação de futuros imaginados e as escolhas possíveis para os jovens. O objetivo geral se desdobra em dois objetivos específicos que se norteiam dois artigos independentes, cada um explorando diferentes aspectos do tema. O primeiro artigo procura estabelecer, a partir de uma revisão plural da literatura econômica e sociológica das escolhas, como diferentes abordagens teóricas conceituam as aspirações. O intuito é evidenciar como fatores socioeconômicos e culturais, especialmente normas de gênero e condições socioeconômicas, influenciam as escolhas possíveis e acessíveis aos jovens. O segundo artigo procura verificar a influência das diferentes dimensões presentes na concepção de janela das aspirações e a possibilidade de considerá-las como medida de influência para a escolha de carreira das jovens mulheres brasileiras com um enfoque especial nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Além da revisão da literatura, a pesquisa utiliza respostas para o questionário socioeconômico dadas por estudantes que realizaram a prova do ENADE de 2017 a 2019. O modelo binomial logístico (logit) foi aplicado a estas respostas para identificar as variáveis relevantes que poderiam afetar escolhas de carreiras STEM.