PPGECO PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/eco

Banca de QUALIFICAÇÃO: LETICIA ALVES DE OLIVEIRA

DISCENTE : LETICIA ALVES DE OLIVEIRA
DATA : 27/05/2024
LOCAL: online: https://conferenciaweb.rnp.br/ufabc/geac

ASPIRAÇÕES, CAPACITAÇÕES E A ESCOLHA DOS JOVENS

Esta dissertação tem como objetivo geral identificar influências sociais, econômicas e culturais nas aspirações e escolhas de jovens no Brasil, buscando descrever a complexidade das aspirações humanas e seu efeito na criação de futuros imaginados e as escolhas possíveis para os jovens. O objetivo geral se desdobra em dois objetivos específicos que se norteiam dois artigos independentes, cada um explorando diferentes aspectos do tema. O primeiro artigo procura estabelecer, a partir de uma revisão plural da literatura econômica e sociológica das escolhas, como diferentes abordagens teóricas conceituam as aspirações. O intuito é evidenciar como fatores socioeconômicos e culturais, especialmente normas de gênero e condições socioeconômicas, influenciam as escolhas possíveis e acessíveis aos jovens. O segundo artigo procura verificar a influência das diferentes dimensões presentes na concepção de janela das aspirações e a possibilidade de considerá-las como medida de influência para a escolha de carreira das jovens mulheres brasileiras com um enfoque especial nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Além da revisão da literatura, a pesquisa utiliza respostas para o questionário socioeconômico dadas por estudantes que realizaram a prova do ENADE de 2017 a 2019.  O modelo binomial logístico (logit) foi aplicado a estas respostas para identificar as variáveis relevantes que poderiam afetar escolhas de carreiras STEM.

Presidente - Interno ao Programa - 2082536 - MONICA YUKIE KUWAHARA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1763482 - GUILHERME DE OLIVEIRA LIMA CAGLIARI MARQUES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - IZETE PENGO BAGOLIN - PUC - RS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1963811 - RICARDO BATISTA POLITI