EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNICA NO BRASIL: expansão e desafios para o mercado de trabalho
A presente dissertação se insere no conjunto de preocupações relacionados à educação profissionalizante no Brasil, com particular interesse nas possibilidades de inserção de jovens no mercado de trabalho. A questão investigativa que norteia a pesquisa é: Quais as características do Ensino profissional e tecnológico? Parte-se da hipótese de que não somente a expansão da oferta, mas o desenho dessa política pode contribuir para que jovens brasileiros possam ter mais oportunidades de trabalho. O objetivo geral da pesquisa é investigar os efeitos e perspectivas decorrentes da expansão do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), analisando sua contribuição para a empregabilidade da juventude brasileira. Os procedimentos de pesquisa incluem a revisão bibliográfica e documental e a análise dos dados do censo da educação básica do INEP. Dados do emprego formal obtidos do Ministério do trabalho (RAIS) e são confrontados com os dados de educação estabelecendo uma estimativa de demanda por ensino técnico.