PPGNMA PÓS-GRADUAÇÃO EM NANOCIÊNCIAS E MATERIAIS AVANÇADOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgnma

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIEL WELLINGTON MARCELINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : ELIEL WELLINGTON MARCELINO
DATE: 22/08/2024
TIME: 13:30
LOCAL: Sala 406 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC
TITLE:

Efeitos de nanopartículas de alumina e Mxenes em comportamento térmico e tribológico de nanofluidos

PAGES: 127
BIG AREA: Engenharias
AREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
SPECIALTY: Cerâmicos
SUMMARY:

A concepção de nanofluidos engloba a dispersão de nanopartículas em um líquido base, que propicia a alteração nas propriedades do fluido, podendo trazer melhorias significativas no desempenho de uma dada aplicação. O uso de nanofluidos tem se tornado relevante, devido a necessidade de melhoria na eficiência de sistemas, que se utilizam de fluidos para o atendimento de requisitos de projeto relacionados, por exemplo, com troca de calor, lubrificação e geração de energia. Assim, nanofluidos podem propiciar soluções em diversas áreas, por exemplo, automotiva, aeroespacial, metalúrgica, tratamento de água e sistemas biológicos. O objetivo deste trabalho é estudar experimentalmente, o impacto da dispersão de nanoestruturas 2D Mxenes, Ti3C2Tx, e de alumina, no comportamento térmico e tribológico de nanofluidos, tendo o óleo PAG (Poli-alquileno-glicol) como fluido base. Inicialmente foram feitas as caracterizações das nanoestruturas sólidas, por meio de difração de raio-X, análises de microscopia eletrônica de varredura e de transmissão. Em seguida, foram preparados nanofluidos com fração em massa de 0.1wt% e 0.5wt%, por meio do método de 2-passos. A análise da estabilidade dos nanofluidos, foi realizada por meio de medição do potencial Zeta e da absorbância UV-Vis. Foram feitas medições de condutividade térmica, cálculo do volume de trilha de desgaste e coeficiente de atrito, além das medições dos parâmetros reológicos, por meio das curvas de fluxo e viscosidade, na faixa de temperatura entre 20ºC e 60ºC. Os resultados mostraram que a condutividade térmica diminuiu com o aumento de temperatura para todos os nanofluidos. Os nanofluidos de PAG-Mxenes apresentaram maiores taxas de condutividade térmica, para temperaturas acima de 50ºC, enquanto os outros nanofluidos, apresentaram maiores taxas de condutividade, para temperaturas abaixo de 50ºC. Todos nanofluidos apresentaram comportamento Newtoniano para a viscosidade e notou-se que os nanofluidos compostos de nanoestruturas de Mxenes, tendem a apresentar menores valores de viscosidade, quando comparados aos outros nanofluidos. Os nanofluidos de PAG-Mxenes apresentaram uma relação direta entre o aumento da fração em massa e o aumento da viscosidade para temperaturas até 30ºC. Em temperaturas acima de 30ºC, a viscosidade tende a diminuir, mesmo havendo aumento na fração em massa. Finalmente, todos nanofluidos apresentaram uma redução nos parâmetros tribológicos, quando comparados ao PAG puro. Entretanto, os nanofluidos de PAG-Mxenes, apresentaram as maiores reduções, em torno de 80%, nos parâmetros tribológicos, indicando um efeito protetivo na superfície e funcionado como um aditivo anti-desgaste.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1671298 - RENATO ALTOBELLI ANTUNES
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1997753 - LUIZ FERNANDO GRESPAN SETZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2604128 - ALEXANDRE JOSE DE CASTRO LANFREDI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCELO DA SILVA ROCHA - IPEN
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1761120 - DANILO JUSTINO CARASTAN
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1961116 - DEMETRIO JACKSON DOS SANTOS
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1925199 - ANIBAL DE ANDRADE MENDES FILHO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 2297395 - FREDERICO AUGUSTO PIRES FERNANDES
Notícia cadastrada em: 22/07/2024 07:48