Uma proposta para ensinar geometria analítica pela ótica Wittgensteiniana dos jogos de linguagem e das semelhanças de família
O presente trabalho consiste em uma proposta de ensino de geometria analítica plana para o segundo ano do Ensino Médio tendo como embasamento didático-teórico as ideias de jogos de linguagem e semelhanças de família de Wittgenstein. Este material desenvolve a matemática com o rigor que lhe é próprio, além de apresentar propostas de jogos normativos de linguagem para que o estudante possa construir sua própria cultura e conhecimento matemático. Da localização de pontos em um plano cartesiano ortogonal às cônicas, passando por retas, circunferências e suas equações, tudo é recheado de outros conteúdos já estudados em séries anteriores. Como, de certo modo, tornou-se um memorial de nossos 43 anos do exercício contínuo do magistério na Educação Básica, há apêndices desenvolvidos para apoio ao professor, nos quais apresentamos os axiomas de Hilbert para a geometria plana e uma construção detalhada dos números reais via cortes de Dedekind. Através das semelhanças de famílias, buscamos explicitar uma prática cotidiana de sala de aula, correlacionando vários conteúdos da matemática com o intuito de facilitar a nova aprendizagem, pois acreditamos que o vínculo com o conhecimento passado favorece a assimilação do novo.