PROFMAT MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgprofmat

Banca de DEFESA: FERNANDO SANTOS TELES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDO SANTOS TELES
DATA : 01/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 306 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC
TÍTULO:

Planilhas eletrônicas na introdução à Álgebra para alunos do sétimo ano: seguindo a BNCC à luz do construcionismo


PÁGINAS: 75
RESUMO:

O mundo atual é tecnológico e exige habilidades para lidar com o aparato digital disponível
em diversos setores de nossas vidas. Seja para nos divertirmos com algum jogo ou algo que
queiramos assistir durante um momento de lazer, para um paciente agendar uma consulta
ou para um médico que deseje examinar seu paciente com auxílio computacional.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta o uso de tecnologias como uma
de suas competências para o ensino de matemática no Ensino Fundamental. Como o
documento não é uma sugestão, mas sim um regulatório das competências mínimas a
serem adotadas nas aulas em algum momento, e dada a carência de material com um
modelo a ser seguido que trabalhe esses pontos tão cobrados, apresento habilidades contidas
no mesmo documento (BNCC) para as turmas do sétimo ano.
Adicionalmente, são propostas atividades desenvolvidas com o intuito de suprir a necessi-
dade de desenvolver nos alunos essas habilidades, ao mesmo tempo em que trabalha-se
com o que se espera de uma aula voltada a uma aprendizagem significativa, na qual se
considera os saberes dos alunos e seu contexto social imerso na tecnologia. Trata-se de um
ambiente no qual lhes será exigido um letramento matemático e também um conhecimento
computacional básico para se inserirem no mundo digital com o conhecimento necessário
para se desenvolverem em suas áreas de atuação, seja ela qual for.
A partir dessa demanda, constatou-se a necessidade de formação docente voltada às
implementações de aulas em que o computador é uma ferramenta potencializadora no
ensino. Notou-se também que atender a grande quantidade de docentes em formação
continuada dificulta ainda mais essa tarefa, mas que a estratégia de professor multiplicador
é uma opção para atender um público maior e, esta dissertação pode cumprir esse papel
ou servir como material de estudo em formações docentes.
O que foi estudado nesta pesquisa é demonstrado nas situações de aprendizagem, através de
aulas práticas que contam com tutoriais de elaboração de planilhas eletrônicas básicas que
podem ser trabalhadas por praticamente qualquer professor de matemática em atuação.
Inclusive, essas atividades já foram desenvolvidas com meus alunos do sétimo ano. Houve
alunos que se engajaram mais que o habitual, pois, em outras aulas, costumavam se
atrapalhar nas operações e, dada a dificuldade que apresentavam, demoravam e desistiam.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1360773 - JAIR DONADELLI JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2278859 - RODRIGO ROQUE DIAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - EDSON RIBEIRO ALVARES - UFPR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1957719 - SANDRA MARIA ZAPATA YEPES
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1600876 - FRANCISCO DE ASSIS ZAMPIROLLI
Notícia cadastrada em: 25/08/2025 17:10
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