PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de DEFESA: CAIO BASTOS ROCHA

DISCENTE : CAIO BASTOS ROCHA
DATA : 10/10/2019
LOCAL: sala 303, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP
Violações da simetria de Lorentz e correções não-lineares à eletrodinâmica quântica

Começamos com uma descrição geral da ideia de violação da simetria de Lorentz (LV, do inglês Lorentz Violation), mencionando em particular um mecanismo pelo qual seria possível implementá-la, através de uma quebra espontânea da simetria relativística. Revisamos também a abordagem mais fenomenológica para o estudo da LV, bastante popular na literatura, que implementa os efeitos da LV diretamente nas relações de dispersão das ondas eletromagnéticas. Uma visão mais geral pode ser obtida a partir de uma abordagem de teoria de campos efetiva, que leva ao formalismo do chamado Modelo Padrão Estendido (SME, do inglês Standard Model Extension). Usando a teoria efetiva, mostramos que uma mudança na lagrangiana de Maxwell por um termo mínimo com LV pode causar birrefringência da onda no vácuo. Nosso principal interesse está nas correções não-lineares à eletrodinâmica, que surgem por correções radiativas da eletrodinâmica quântica. Revisamos as propriedades da primeira correção não-linear, de ordem quártica nos campos, chamada de Lagrangiana de Euler-Heisenberg, na ausência de LV. Após, consideramos um modelo com acoplamento LV entre o campo eletromagnético e um campo fêrmiônico de massa muito maior que a do elétron, que após integração do férmion leva à correções do tipo de Euler-Heisenberg, mas com LV. Procuramos possíveis efeitos de birrefringência causados por esse termo de LV, contudo mostramos que em primeira ordem todos os efeitos da LV desaparecem na propagação de ondas eletromagnéticas. Para termos de ordens mais altas, porém, há indícios de que tais efeitos possam aparecer.

Presidente - Interno ao Programa - 2616823 - ALYSSON FABIO FERRARI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1574260 - ROLDAO DA ROCHA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ADRIANO ANTONIO NATALE - UNESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1939597 - ANDRE GUSTAVO SCAGLIUSI LANDULFO