PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de QUALIFICAÇÃO: YAN ALEXSSANDER CELIMA DE AVÓ

STUDENT : YAN ALEXSSANDER CELIMA DE AVÓ
DATE: 17/06/2024
TIME: 14:00
LOCAL: Sala 306 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC
TITLE:

Espalhamento de Elétrons de Baixa Energia pelas Moléculas de Furano e de Tetrahidrofurano

PAGES: 100
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Física
SUBÁREA: Física Atômica e Molecular
SPECIALTY: Processos de Colisão e Interações de Átomos e Moléculas
SUMMARY:

O presente projeto de pesquisa visa a realização de cálculos envolvendo a colisão de elétrons de baixa energia pelas moléculas de furano e de tetrahidrofurano. As investigações serão conduzidas com o intuito de avaliar a influência da inclusão dos efeitos de acoplamento multicanal sobre a magnitude das seções de choque que caracterizam os processos de espalhamento elástico e de excitação eletrônica. Para tanto, será empregada uma abordagem já bem estabelecida para a escolha dos estados que irão compor o espaço de canais acoplados, sendo ela baseada na utilização da estratégia MOB-SCI (minimal orbital basis for single configuration interactions) desenvolvida em nosso grupo de pesquisa. Esta estratégia tem fornecido resultados bastante promissores quando aplicada no estudo do espalhamento de elétrons por outros alvos moleculares. Um dos desafios do presente projeto de pesquisa é o de, com base na comparação e na análise crítica dos resultados obtidos a partir da utililização da estratégia MOB-SCI, estabelecer critérios ainda mais objetivos para a composição do espaço de canais acoplados que permitam melhorar a concordância entre as seções de choque obtidas dentro da presente proposta de investigação e os resultados experimentais e teóricos disponíveis na literatura e que, concomitantemente, tragam mais luz sobre a questão da convergência do acoplamento multicanal em cálculos de espalhamento. A importância na obtenção de resultados confiáveis e acurados reside no fato de que as seções de choque para o espalhamento de elétrons por constituintes do DNA (e, também moléculas que se apresentam como protótipos mais simples das mesmas) são utilizadas como parâmetros de entrada em programas que simulam a radiólise em meio celular e, portanto, a precisão com a qual as mesmas são calculadas ou medidas impacta diretamente na precisão com a qual as doses de radiação a serem empregadas em procedimentos de radioterapia podem ser determinadas.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1545176 - MARCELO AUGUSTO LEIGUI DE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2249395 - THIAGO BRANQUINHO DE QUEIROZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1734912 - ROOSEVELT DROPPA JUNIOR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2616823 - ALYSSON FABIO FERRARI
Notícia cadastrada em: 29/05/2024 13:53