PPGFIL PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/pgfil

Banca de QUALIFICAÇÃO: VINÍCIUS DEFILLO PINTOR

STUDENT : VINÍCIUS DEFILLO PINTOR
DATE: 08/08/2024
TIME: 15:00
LOCAL: sala virtual https://conferenciaweb.rnp.br/sala/andre-25
TITLE:

DEMOCRACIA E DIFERENÇA: ENCONTROS, DESENCONTROS E POTENCIALIDADES

PAGES: 132
BIG AREA: Ciências Humanas
AREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia
SUMMARY:

A presente pesquisa busca cartografar e até mesmo construir relações possíveis entre uma determinada definição de diferença e algumas concepções que se pode produzir acerca do conceito de “democracia”, almejando identificar pontos de afinidade e afastamento. Frisamos que compreendemos os conceitos enquanto relacionais, sendo assim cremos que a própria noção de democracia só pode encontrar uma maior ressonância com a de diferença, conforme lidamos aqui, ao se recriar através de tal acoplamento - vislumbramos como desejável e proveitoso esse processo. Partimos de uma análise de teorias da democracia de grande reverberação no mundo acadêmico como as de Joseph Schumpeter, Anthony Downs, John Rawls, Jürgen Habermas e Chantal Mouffe para evidenciarmos de quais maneiras elas são capazes ou não de nos auxiliar em nossa missão, buscando ao mesmo tempo destacar suas limitações nessa empreitada, inclusive no que diz respeito a operarem em sentido contrário ao que desejamos. Em seguida, exploramos e nos municiamos de conceitos e modos de expressão presentes ou passíveis de serem pensados a partir das teorias de Gilles Deleuze e Félix Guattari, tanto em suas obras individuais quanto em parceria, especialmente para delimitarmos a definição de diferença que perpassa ao longo deste trabalho e uma de democracia a qual entendemos ser mais potente para se acoplar a ela: democracia enquanto utopia imanente. Ainda fazemos uso de certos conceitos de Jacques Rancière para aprofundarmos tais ideias, sobretudo no que diz respeito às condições de efetivação de tal democracia. Por fim, contrapomos brevemente o conceito de democracia obtido com os apresentados pelas primeiras teorias mencionadas bem como nos esforçamos para identificar desafios e potencialidades da democracia como utopia imanente no mundo contemporâneo.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 2244785 - ANDRE LUIS LA SALVIA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SILVANA MARIA CORREA TOTORA - PUC - SP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALEXANDRE FILORDI DE CARVALHO - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2249486 - SILVIO RICARDO GOMES CARNEIRO
Notícia cadastrada em: 03/07/2024 09:07