ENSINO DE FILOSOFIA E EPISTEMOLOGIA DAS VIRTUDES: por uma educação filosófica a partir de virtudes intelectuais.
Este trabalho parte da seguinte questão: quais podem ser os sentidos formativos do ensino de filosofia na Educação Básica? Para respondê-la, busca pôr em diálogo dois campos de pesquisa filosófica: primeiro, o Ensino de Filosofia, e segundo, a epistemologia das virtudes. A hipótese a ser defendida é a de que alguns dos sentidos formativos concebidos no âmbito do Ensino de Filosofia podem ser corroborados pela educação para virtudes intelectuais. Para tanto, elabora-se o seguinte percurso: no primeiro capítulo, apresentamos o conceito de virtudes intelectuais, definindo-as como disposições que combinam motivação por bens epistêmicos, habilidades cognitivas e bom julgamento. Dessa definição, derivamos princípios pedagógicos e estratégias para cultivá-las no contexto educacional. No segundo capítulo, exploramos sentidos formativos do ensino de filosofia: formação para a cidadania, pensamento crítico e apropriação de conteúdos filosóficos. Argumentamos que virtudes intelectuais - como rigor, autonomia, tenacidade e caridade intelectual -, podem contribuir para alcançar esses objetivos. No terceiro e último capítulo, discutimos acerca da virtude da autonomia intelectual, demonstrando como o modelo de Transferência Gradual de Responsabilidade pode ser aplicado em aulas de filosofia para auxiliar no desenvolvimento dessa virtude.