PPGFIL PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/pgfil

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISADORA FRANCO FELICIO DOS SANTOS

STUDENT : ISADORA FRANCO FELICIO DOS SANTOS
DATE: 26/08/2024
TIME: 14:00
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/6477592580
TITLE:

Da noção de facticidade a Ser e tempo:  a formação do "ser-no-mundo" a partir de um novo horizonte ontológico

PAGES: 80
BIG AREA: Ciências Humanas
AREA: Filosofia
SUBÁREA: Metafísica
SUMMARY:

Na pesquisa aqui proposta, almejamos estudar como é realizada a transição do conceito de facticidade, trabalhado na filosofia de juventudede Martin Heidegger, para o conceito de ser-no-mundo, que se apresentaria como peça central na ontologia fenomenológica de Ser e Tempo. Com base nas preleções anteriores a 1927, que se debruçam sobre o problema da facticidade, pretendemos mostrar como o conceito de ser-no-mundo se constitui gradativamente a partir de um desdobramento da facticidade. Já nos anos 1910, aliás, Heidegger tinha no "dilema fático"uma de suas principais preocupações teóricas, o que, em nosso entender, acabaria por conduzi-lo a se propor, na preleção Interpretações Fenomenológicas sobre Aristóteles: Introdução à pesquisa fenomenológica, de 1922,a tarefa de realizar uma ontologia fenomenológica hermenêutica em que já o próprio ser aparece como principal questão. No ano seguinte, por seu turno – em Hermenêutica da Facticidade (Ontologia), de 1923 –, essa tarefa é aprofundada e o novo termo, "ser-no-mundo", aparece pela primeira vez como forma de designar o ser-aí fático.Nosso intuito, portanto, é compreender de que maneira esse novohorizonte ontológico, surgido com força no começo dos anos 1920 a partir da facticidade, passa a balizar o pensamento heideggeriano e confere uma centralidade cada vez maior ao conceito de ser-no-mundo, cuja elaboração sistemática se dará de fato, como é sabido, na obra Ser e Tempo.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1837751 - FERNANDO COSTA MATTOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LUÍS GABRIEL PROVINCIATTO - PUC-CAMPINAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ROBERTO KAHLMEYER-MERTENS - UNIOESTE
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 2923651 - BRUNO NADAI
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - DEBORAH MOREIRA GUIMARÃES - UERJ
Notícia cadastrada em: 20/07/2024 11:44