PPGFIL PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/pgfil

Banca de QUALIFICAÇÃO: KADÚ LEANDRO FIRMINO

STUDENT : KADÚ LEANDRO FIRMINO
DATE: 11/10/2024
TIME: 14:00
LOCAL: Banca remota: https://meet.google.com/rai-eqzu-uca
TITLE:

Além do princípio de desempenho: uma análise da influência da dialética hegeliana na crítica imanente de Marcuse em Eros e civilização

PAGES: 60
BIG AREA: Ciências Humanas
AREA: Filosofia
SUBÁREA: Ética
SUMMARY:

O objetivo desta pesquisa é compreender a influência de Hegel em Eros e Civilização, a partir de uma análise das concepções de dialética, negatividade e crítica imanente, tal como mobilizadas por Marcuse nessa obra com o intuito de pensar a superação do princípio de desempenho. A hipótese que orienta essa pesquisa é a de que o quadro de análise da dialética hegeliana é continuamente mobilizado pelo autor no percurso que o leva a Eros e civilização, - algo que pode ser observado na mobilização de elementos da dialética das categorias modais na transição entre as duas partes da obra - mesmo que o autor se afaste de Hegel em alguns pontos. O primeiro deles, já evidente em Razão e revolução, corresponde a uma inflexão materialista, mediada por Marx, que substitui o foco ontológico de Hegel pela tarefa da compreensão e engajamento na realidade social. O segundo, diz respeito à incorporação da dimensão pulsional na análise dessa realidade, via Freud, em Eros e civilização. Tendo isso em vista, este trabalho será realizado em duas etapas. Na primeira delas, o intuito é analisar o modelo de crítica imanente resultante do resgate que Marcuse faz de Hegel, mediado por Marx, no livro de 1941 e no prefácio de 1960. Em seguida, analisaremos de que modo esse modelo opera em Eros e Civilização.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 2297308 - NATHALIE DE ALMEIDA BRESSIANI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ARLENICE ALMEIDA DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - STEFAN JOSEF GANDLER - UNAM
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1947221 - MARILIA MELLO PISANI
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - LUIZ SERGIO REPA - USP
Notícia cadastrada em: 02/09/2024 10:45