PPGFIL PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/pgfil

Banca de QUALIFICAÇÃO: AUGUSTO LUIZ CERQUEIRA SANTOS

STUDENT : AUGUSTO LUIZ CERQUEIRA SANTOS
DATE: 13/09/2024
TIME: 14:30
LOCAL: sala virtual https://conferenciaweb.rnp.br/sala/andre-25
TITLE:

TEMPORALIDADES MAQUÍNICAS: INDIVIDUAÇÃO, SUBJETIVIDADE E EXPRESSÃO DO TEMPO NO CINEMA

PAGES: 70
BIG AREA: Ciências Humanas
AREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia
SUMMARY:

Esta dissertação investiga as interseções entre filosofia, cinema e tecnologia, concentrando-se nos conceitos de máquina, individuação e produção de subjetividade elaborados por Gilles Deleuze, Félix Guattari e Gilbert Simondon. Examinamos a maneira pela qual as tecnologias cinematográficas geram novas formas de temporalidade e subjetividade. Por fim, a pesquisa propõe que as imagens cinematográficas, como evento ou acontecimento, se atualizam em múltiplos circuitos, criando ressonâncias entre diferentes realidades e temporalidades. Ao pensar a realização coletiva e a subjetividade distribuída no processo de criação cinematográfica, o trabalho destaca as implicações éticas e políticas das temporalidades maquínicas no cinema. O estudo aprofunda-se na análise do conceito de "máquina", expandindo-o além da noção estritamente mecânica para abranger sistemas complexos de relações técnicas, sociais e subjetivas. Esta abordagem permite uma compreensão mais ampla dos processos de individuação e produção de subjetividade no contexto cinematográfico, considerando as imagens como processos dinâmicos de individuação. Compreender esses processos pode oferecer novas perspectivas sobre a produção de subjetividade e a experiência do tempo na contemporaneidade, contribuindo para um entendimento mais abrangente da interação entre tecnologia, arte e pensamento filosófico.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 2244785 - ANDRE LUIS LA SALVIA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALANA MORAES DE SOUZA - UFRJ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FRANCISCO ANTUNES CAMINATTI - UNESP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - HENRIQUE PARRA - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 29/08/2024 17:29