ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA CRISTA CRANIANA NA AERODINÂMICA DE Tupuxuara leonardii (PTEROSAURIA: AZHDARCHOIDEA)
Os pterossauros foram os primeiros vertebrados a praticar o voo ativo e caracterizam-se pela presença de ossos pneumáticos, esterno bem desenvolvido para a fixação dos músculos do voo e asas membranosas sustentadas pelo quarto digital manual alongado, com alguns de seus representantes apresentando cristas cranianas. Ao longo de décadas, diferentes interpretações sobre a funcionalidade - ainda não muito bem estabelecida - destas cristas foram levantadas, como termorregulação, dimorfismo sexual e biomecânica durante o voo. Com relação a esta última, o presente estudo teve como objetivo investigar a influência da crista craniana na aerodinâmica do pterossauro brasileiro Tupuxuara leonardii Kellner & Campos, 1994. A partir da fotogrametria do espécime IMCF 1052, foi realizada a construção de um crânio 3D e, baseando-se no modelo obtido, três geometrias foram desenvolvidas e modeladas: TMin, referente a uma representação do crânio sem a presença da crista; TMed, uma modelagem reconstrutiva do fóssil original; e TMax, sendo a representação com a estimativa máxima do tamanho da crista de T. leonardii. Os três modelos foram construídos com o intuito de se realizar uma análise comparativa de simulações em escoamento de fluidos. A metodologia foi fundamentada pela Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD) para criar diferentes cenários de simulação. A metodologia abrangeu as etapas de pré-processamento, onde foram definidas as condições de contorno de escoamento, tamanho do domínio, modelos de turbulência e características da malha; solução numérica, etapa onde os modelos matemáticos foram aplicados nas condições de contorno definidas, em simulações com seis posições de ângulos de cabeceio; e pós-processamento, fase de obtenção das variáveis físicas da simulação, como campos de pressão e velocidade, além de forças aerodinâmicas que são tratadas através de coeficientes adimensionais das forças de Arrasto, Sustentação e Lateral. As simulações revelaram que a crista apresenta uma influência aerodinâmica e que poderia ter uma função biomecânica semelhante ao de um leme direcional durante o voo do T. leonardii. Por ser uma estrutura de grande porte localizada frontalmente, poderia gerar uma instabilidade inicial, o que seria interessante para um animal predador que pudesse direcionar sua rota de voo com facilidade, embora fosse necessário um mecanismo de controle bem desenvolvido para auxiliar no voo do animal.