PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAQUELINE MACENA SANTOS SILVA

DISCENTE : JAQUELINE MACENA SANTOS SILVA
DATA : 14/08/2024
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/simone-44

Riqueza de espécies de mamíferos em parques e áreas verdes na cidade de São Paulo: Relação espécie-área e ecologia da paisagem

O crescente índice de desmatamento, agrava o processo fragmentação de habitats que se intensifica cada vez mais pelo processo de urbanização. A cidade de São Paulo, mesmo sendo uma grande metrópole, abriga uma grande biodiversidade de espécies da fauna e flora em suas áreas verdes e parques urbanos. Neste sentido, uma das principais classes afetadas pela fragmentação de hábitats é a dos mamíferos. Atualmente, o grupo conta com 732 táxons distribuídos pelo Brasil, sendo 110 (15%) ameaçados de extinção. Os principais objetivos da pesquisa incluem avaliar quais variáveis (tamanho da área, qualidade da biomassa vegetal, distância do parque mais próximo e densidade populacional) melhor explicam a riqueza de espécies de mamíferos. Ainda, é objetivado identificar quais são as espécies de mamíferos mais comuns, assim como, as que estão em alguma categoria de ameaça. Outro objetivo é determinar quais são os parques prioritários para a conservação de mamíferos e compreender a ecologia urbana e suas implicações para a conservação da biodiversidade local. Espera-se que parques maiores e mais conectados abriguem uma maior riqueza de mamíferos. Para isso a metodologia empregada consistiu no recolhimento das informações sobre a riqueza de mamíferos e características dos parques (Localização e tamanho da área) no Inventário de Fauna Silvestre do Município de São Paulo de 2021. Para as análises da relação entre a cobertura de vegetação, foram feitos a extração de valores de NDVI (Índice de Vegetação da Diferença Normalizada), por meio de downloads das bandas espectrais B4 e B5 do satélite Landsat 8 na plataforma Earth Explorer. Com isso, todas as variáveis foram incluídas nas análises dos Modelos Lineares Generalizados da família Poisson, através da seleção de modelos pelo critério de Akaike. Os resultados indicaram que o modelo mais verossimilhante foi: Riqueza de mamíferos = distância do parque mais próximo (m) + área (m2) * vegetação (NDVI), isto significa que identificamos que a riqueza de espécies de mamíferos aumenta em parque mais conectados e que possuem maior área e qualidade boa qualidade de vegetação. Ao mesmo tempo, análises adicionais relevaram que a medida em que a cobertura da vegetação aumenta, a área do parque influencia menos a riqueza de mamíferos, ou seja, a área do parque deixa de ser relevante ao passo que a cobertura vegetal se torna abundante. Com essas informações foram levantados os parques prioritários para a conservação de mamíferos. Os resultados deste estudo podem orientar ações de manejo e conservação, contribuindo para a preservação da biodiversidade local e a manutenção de serviços ecossistêmicos essenciais para a qualidade de vida urbana.

Presidente - Interno ao Programa - 1658925 - SIMONE RODRIGUES DE FREITAS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1908726 - CIBELE BIONDO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - NATHÁLIA FERNANDES CANASSA - UFPI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1308531 - TIAGO FERNANDES CARRIJO