PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELLE NAOMI IMAI ALDEIA

STUDENT : GABRIELLE NAOMI IMAI ALDEIA
DATE: 19/06/2024
TIME: 09:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/cibele-2
TITLE:

INFLUÊNCIA DA PAISAGEM, SAZONALIDADE E PERÍODO DO DIA NO COMPORTAMENTO DE QUEIXADAS (Tayassu pecari)

PAGES: 75
BIG AREA: Ciências Biológicas
AREA: Ecologia
SUMMARY:

Conhecer o comportamento dos animais in situ é de extrema importância para a elaboração de planos de manejo e de conservação. Porém, para muitas espécies, a observação direta do comportamento na natureza é um enorme desafio, sendo às vezes, impossível. O uso de armadilhas fotográficas vem sendo uma boa opção para pesquisas de campo não invasivas, sem a necessidade do manejo animal ou presença do pesquisador no local. O queixada (Tayassu pecari) é um ungulado frugívoro de ampla distribuição geográfica na região Neotropical, que forma grandes bandos e necessita de extensas áreas de vida. Tem grande importância ecológica como engenheiro de ecossistemas, mas é classificado como vulnerável globalmente por conta de ameaças antrópicas. Estudos comportamentais na natureza são raros para a espécie, devido à grande dificuldade de acompanhar e observar os bandos. Visando preencher essa lacuna, esse projeto analisou os padrões comportamentais (comportamento de conforto, comportamento social amigável, comportamento agonístico e de alarme, comportamento de forrageamento e de locomoção) de queixadas in situ e suas diferenças em relação à influência da paisagem, às estações do ano e ao período de atividade. Para tal, foram formulados dois capítulos: No capítulo I, foram utilizados vídeos obtidos por armadilhas fotográficas instaladas em seis locais distintos no Pantanal e Cerrado do Mato Grosso do Sul. Foram analisadas a duração e frequência dos comportamentos em função da porcentagem de classificação de uso do solo (agricultura, floresta e área não florestal natural) e densidade de estradas e corpos d'água. Os resultados corroboraram a importância de corpos hídricos para a espécie e o efeito negativo das estradas no comportamento desses animais. No capítulo II, foram analisados vídeos de armadilhas fotográficas localizadas no Refúgio Ecológico Caiman (Pantanal - MS). Foram comparadas duração e frequência dos comportamentos em relação às estações do ano (estação seca e chuvosa) e ao período de atividade (diurno, crepuscular e noturno). Foi observado o efeito da sazonalidade nos comportamentos, com o aumento de deslocamento e comportamentos agonísticos na estação seca e comportamentos de forrageamento em períodos do dia com temperatura mais amena na estação chuvosa.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1908726 - CIBELE BIONDO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JULIA EMI DE FARIA OSHIMA - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CAROLINE LEUCHTENBERGER
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1229106 - IVES HAIFIG
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA LUISA DA SILVA PINTO JORGE
Notícia cadastrada em: 05/06/2024 08:57